
"DO MAGMA AO PLÁSTICO" é um projeto que está a ser realizado pelo Parque Biológico de Gaia, que tem como objetivo dar-nos a conhecer melhor o litoral de Gaia.
Mas em que consiste este projeto ou como funciona?
Tens todas essas respostas no site do Parque Biológico que podes aceder simplesmente clicando no título.
Resumidamente, o projeto é dividido em 3 fases. Na primeira fase é feita a visita aos locais propostos (Praia de Lavadores e Estuário do Douro), depois ocorre o desenvolvimento de projetos por parte de várias escolas, e por fim existe uma apresentação dos projetos, realizados pelas escolas, no dia 19 de maio, no litoral de Vila Nova de Gaia.
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de sensibilizar as gerações futuras, divulgando o local e mostrando todas as suas potencialidades científicas e pedagógicas. A iniciativa permite aos estudantes ficar a conhecer a Praia de Lavadores e a Reserva Natural Local do Estuário do Douro, e assim consciencializar para a proteção e preservação destes mesmos locais.
De onde provém o nome do projeto?
Como é óbvio o magma e o plástico não estão diretamente ligados, uma vez que um não origina o outro. Contudo, podemos estar a falar metaforicamente, pois o início da visita acontece na praia de Lavadores onde encontramos rochas magmáticas, como o próprio nome diz provém de magma e acabamos a visita na Reserva Natural Local do Estuário do Douro onde foi possível observar plástico com mais de 30 anos.